
Luana Proença é uma artista brasileira com Bacharelado em Interpretação Teatral, especialização em Gestão Cultural, Mestre em Artes e doutoranda em Teatro. Teve sua própria Escola de Teatro e Produção no Brasil de 2008 a 2016, e foi professora universitária de Direção e Atuação de 2014 a 2017. É integrante do grupo Saída Sul com o qual criou seu espetáculo 3 solos de impro que se apresentaram internacionalmente. Em 2018 iniciou o projeto “Visando Impro” com o qual escreve um blog sobre Impro em português, e também realizou o Documentário de Impro "Era preciso ouvir outras vozes". Ela completou o programa Improv no The Second City Training Center Hollywood e Master Classes de 2016 a 2018. Ela também traduz a revista “Status” para o português e é anfitriã do seu podcast. Parte de sua formação é em Dança, Teatro Físico, Dramaturgia e Teatro de Animação. Ela ensina e atua internacionalmente com seus workshops e espetáculos de teatro e improvisação. Publicou 3 livros (2 em co-autoria). Já se apresentou e ensinou workshops no Brasil, EUA, Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Grécia, Irlanda do Norte, Noruega, Bulgária, Holanda, Suécia, Austrália e, em 2025 no Vietnã.
WORKSHOP
Can you keep a secret?
(Teatro)
(EN)
Impro e Tarô
(Teatro)
(PT/EN)
-
ARTISTAS EM GERAL (Artistas Profissionais ou em Formação sem experiência específica em Impro)
-
INICIANTE EM IMPRO (Pessoas já com alguma experiência com cursos e/ou apresentações de Impro.),
-
AVANÇADO/PROFISSIONAL EM IMPRO (Pessoas já com alguns anos de experiência e/ou carreira em Impro.)
O tarô trabalha com arquétipos de imagens. O workshop parte das imagens e dos ciclos das jornadas do tarô para criar novos mundos envoltos de mitologia, misticismo a partir do imagético.
Propõem uma abordagem prática de estrutura de jogo de improvisação e criação de personagens instantâneos a partir de arquétipos.
Direção de Espectaculo
Inspirado no trabalho de Peter Brook e Jacques Lecoq, este formato utiliza o espaço e a ideia de “corpo como espaço” para criar imagens, personagens e narrativas. É uma descoberta sobre como o próprio espaço pode ser um jogo e criar novos mundos. Como os limites podem ser ferramentas.
O jogo do tapete parte da ideia da viagem e aventura, o explorar dos espaços e mundos a partir da imaginação. A proposta é explorar os limites como catalisadores da improvisação, ressaltados pela fisicalidade, teatralidade e colocar o público para trabalhar ao ter que imaginar e perceber como os códigos teatrais vão desenhando novos mundos.
The Carpet
(PT + Outras)
TALK
"O Papel Diretor de Quem Improvisa"
Quem improvisa, atua, escreve e dirige. Se realmente assumimos estes papéis, assumimos a responsabilidade deles também. Como Direção (Encenação) pensamos estética, discurso, movimentação, e tudo isso instantaneamente e em coletivo. Vamos falar sobre isso e como fazemos isso, e que mundos imaginários e reais entre nós estamos criando.
Este é o tema da minha tese de doutorado: A Direção realizada por quem improvisa no ato da improvisação: suas possibilidades, responsabilidades e ferramentas possíveis para nos ajudar a perceber como jogar com maior presença.