Quem Somos
Quem faz o Irreverente?
Festival Irreverente
O Festival pretende unir a comunidade de improvisação residente em Portugal com outros países, promovendo um evento com atividades de Teatro, Dança, Música e demais artes.
A nossa irreverência busca quebrar conceitos pré-concebidos, quanto à arte da improvisação e à arte que se compõe na contemporaneidade, questionar e reafirmar, e principalmente, romper com a ideia de que as diferenças nos distanciam. Dizemos “sim, e”, a máxima da improvisação. “Sim” para nós e para as outras pessoas, “e” a partir daí, criamos, em conjunto, algo que encontre suas próprias novas regras.
Nossa Missão: Desconstruir julgamentos e pré-conceitos na arte, em nós e na arte que fazemos, para encontrarmos a nossa autenticidade ao sabor das ondas do Tejo.
Mentes Fundadoras
André Sobral (ele/dele) e Luana Proença (ela/dela)
​
ANDRÉ SOBRAL é improvisador português, parte do grupo ImprovFX e criador de diversos espetáculos e atua em diferentes grupos em Portugal. Promove workshops em Portugal em intercâmbio com artistas de outros países. É membro da network européia de improviso Ohana.
​
LUANA PROENÇA é improvisadora e professora brasileira, parte dos grupos Saída Sul (Brasil) e Lilimprov (Portugal). É tradutora da revista Status para o português e parte da network européia de improviso The SIN. É autora de "Nossa Direção em Jogo: Dirigir é Parte do Improvisar" e co-autora de "Alguma vez vocês já se perguntou se...? Perguntas para Docência em Impro".
Direção Artística
André Sobral (ele/dele), Lena Breuer (ela/dela) e Feña Ortalli (ele/dele)
​
LENA BREUER é atriz, jornalista e improvisadora, apaixonada pelo improviso há 14 anos. Ela ensina e se apresenta na Alemanha, Europa e no mundo, tendo trabalhado com grandes nomes do improviso como Keith Johnstone e Patti Stiles. Fundadora da Impro Köln e do IFO Impro Fest, Lena leciona, dirige e se apresenta regularmente. Além disso, trabalha como produtora de TV para grandes emissoras alemãs, produzindo documentários sobre temas políticos e sociais
FEÑA ORTALLI iniciou sua carreira como ator em 2001. Em 2006, criou o Global Impro, uma trupe de improviso dedicada à colaboração e intercâmbio nacional e internacional. Atualmente baseado em Madrid, ele se apresenta e ensina regularmente. Participa de vários festivais internacionais e faz turnês com seus shows e workshops pelo mundo. É fundador e diretor da revista Status Impro (2011) e autor do livro Impro: Dinâmicas do Inesperado (2018). Já trabalhou em mais de 70 cidade
​
​
Produção
[embuscada]
​
​
É uma companhia de teatro que se auto produz. Além da criação de espetáculos, a [embuscada] tem desenvolvido projetos de sua produção na área da formação, criando workshops de teatro de improviso, técnica vocal, interpretação, entre outros eventos artísticos como o Irreverente - Festival Internacional de Improviso de Lisboa.
Bruno Águas (ele/dele)
+351 914061931
​
Precisa de informações? Falar diretamente com a produção do Festival?
Bruno Águas é o nosso contato principal.