
Maro Lesioti é atriz, improvisadora, diretora, musicista e educadora. Estudou no Conservatório Helênico, Modern Times Drama School e na LAMDA (Londres). Em 2018, fundou o grupo Raining Cats And Bats (The Village, Interrogation), com presença em diversos festivais internacionais. Criou e dirigiu os formatos Edmond-Jean-William, Hieronymus Bosch, Chorus, Worlds Apart, Kaleidoscope e Memories. Atuou nas peças Much Ado About Nothing (2023), Extremities (2023), The Last Bird (2023–24) e White Rose (2024). Desde 2020, dá workshops de improvisação e teatro na Grécia, EUA, Países Baixos e Itália, com foco na criatividade e nas necessidades individuais de cada participante. É produtora do Improv Nights e diretora artística da residência Worlds Apart. Faz parte do conselho da ImproSynthesis School of Improv (Atenas) e é co-diretora artística do I.TH.A.C.A. Improv Festival, com estreia marcada para junho de 2025.
WORKSHOP
Can you keep a secret?
(Teatro)
(EN)
The Odyssey: Epic Poetry as a Transformative Medium
(Teatro)
(EN)
-
Artists in general (professional or in training) without specific experience in Impro
-
Beginner in Impro (already with some experience such as courses and/or performances)
-
Advanced and Professional in Impro (already with a few years of experience and/or career in Impro)
"A Odisséia: A Poesia Épica como um Meio Transformador" se alinha ao tema do festival Mundos Imaginários ao mergulhar em uma das jornadas mais duradouras e fantásticas da história literária. A Odisséia de Homero é uma história de criaturas míticas, intervenções divinas e paisagens surreais — uma épica que moldou a forma como imaginamos aventura e transformação.
Neste workshop, exploramos como a estrutura, os temas e os recursos poéticos da Odisséia podem servir como ferramentas para improvisadores criarem seus próprios mundos expansivos e imersivos. Ao examinar como o poema equilibra realidade e mito, os participantes aprenderão a construir narrativas envolventes que vão além da narrativa convencional.
O objetivo é ajudar os performers a acessar a riqueza da narrativa épica, incorporar personagens intensificados e transportar o público para reinos imaginativos e inexplorados. Com isso, os participantes não só terão uma compreensão mais profunda do poder do mito, mas também desenvolverão habilidades para dar vida a mundos épicos e emocionalmente ressoantes no palco.
DIREÇÃO DE ESPECTACULO
Reflexões não vêm apenas de espelhos e certamente não são uma cópia da realidade. Elas são um aspecto mais ou menos diferente da vida real, uma janela para um mundo de cabeça para baixo, onde qualquer coisa pode acontecer
​
"Through the Looking Glass" constrói um mundo imaginário onde a realidade é fragmentada, fluida e instável. Usando improvisação, movimento e abstração, os performers criam um espaço onírico e em constante transformação, onde as identidades se confundem, o tempo se dobra e a percepção é distorcida. O palco se torna uma paisagem surreal moldada por ações refletidas, transformações repentinas e interações mutáveis, fazendo com que o familiar se torne estranho.
Through the Looking Glass
(EN)
TALK
Cada site tem uma história e seus visitantes querem ouvir a sua. Esse espaço é uma ótima oportunidade para compartilhar informações pessoais com seus seguidores. Clique duas vezes na caixa de texto para editar seu conteúdo e certifique-se de adicionar informações relevantes que você deseja que os visitantes saibam.
Se você é um negócio, fale sobre sua jornada profissional, seus valores, seu comprometimento com os clientes e como você se destaca no mercado. Adicione uma foto, galeria ou vídeo para ter um engajamento melhor.
"Blurring the Lines: Bringing Scripted Theater and Improv Closer Together" (EN)
Improvisação e teatro com texto muitas vezes são vistos como mundos separados — um espontâneo, o outro estruturado — mas será que são realmente tão diferentes? Esta palestra explora como técnicas do teatro escrito, como trabalho profundo de personagem, narrativa física e dramaturgia, podem enriquecer a improvisação. Da mesma forma, a liberdade e adaptabilidade do improviso pode trazer nova energia ao teatro com texto.
Ao unir essas abordagens, os artistas podem criar trabalhos mais ricos e dinâmicos, equilibrando estrutura e espontaneidade. Vou apresentar métodos para fundir essas formas e mostrar como abraçar ambas pode expandir os limites do que o teatro pode ser.