Espetáculos
De 26 a 29/07/2023 teremos 16 espetáculos de Improviso em Teatro, Dança e Música em Lisboa de Grupos e Artistas de 12 países diferentes.
De 26 a 29 de Julho sempre às 20:00
(4 espetáculo de 30 minutos cada por noite)
Local: Academia de Santo Amaro - Alcântara
(R. Academia Recreativa de Santo Amaro 9, 1300-001 - Lisboa)
26 de Julho (Quarta-Feira)
Angie Sarigeorgiou e Kosma Bresson (Grécia, Franca/Portugal)
MYCELIUM conecta todas as formas de vida, encarnando a quintessência da interdependência. Duas pessoas performers estão a explorar a sua relação através de diversas dependências, gravando-se a si próprios e projetando-se através de uma vídeo-chamada.
Área Artística: DANÇA
Língua: Sem Palavras
Dir. Zeca Carvalho (Brasil/Portugal)
O Mixed Team "Jogos Avançados em Formato Curto" reúne uma coleção de jogos a serem realizados em formato curto competitivo ou demonstrativo, mas que não costumam ser mostrados em apresentações que procuram o conforto dos 15 ou 20 jogos geralmente aceites como receitas infalíveis para o aplauso do público. Um elenco de artistas independentes e/ou de diferentes coletivos de Portugal são reunidos para jogar sob a direção de Zeca Carvalho.
Área Artística: TEATRO
Língua: PORTUGUÊS
WePolak (Polónia e EUA)
Jeff e Monika são mestres no seu ofício e improvisam com sensibilidade, consciência e humor muito genuínos. Aspectos e sensações de todo o teatro são empregados para capturar e explorar espontaneamente uma miríade de personagens e temas de forma divertida e intimista. Monika e Jeff exibem uma capacidade fantástica de encontrar e perceber rapidamente personagens e relacionamentos cómicos. Se tem interesse em comédia improvisada e teatro, não vai querer perder a oportunidade de assistir a este espetáculo.
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS
Affirmative Reaction (Canadá)
Vindo de Toronto, no Canadá, o Affirmative Reaction está pronto para subir ao palco e trazer-lhe um espectáculo como nenhum outro. Antes do início do espetáculo, o grupo convida o público a escrever um segredo que os seus pais e/ou mães não sabem sobre eles e a deixá-los na sua "caixa de segredos". Não se preocupe, os seus segredos serão mantidos anónimos, mas servirão de inspiração para o elenco que improvisa e cria cenas cómicas no momento. Além disso, quem sabe, poderá apenas ver o seu próprio segredo ganhar vida no palco.
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS
27 de Julho (Quinta-Feira)
Commedia a La Carte Kids (Portugal)
O espectáculo é composto por improvisações para o melhor dia e pelo pior dia de uma pessoa. Vamos pedir ao público, a profissão, e características dessa pessoa e vamos explorar essas informações no decorrer do espectáculo.
Área Artística: TEATRO E MÚSICA
Língua: PORTUGUÊS
Dir. Kelly Agathos (Grécia/Bélgica)
Já acordou depois de uma noite louca em um lugar desconhecido, de ressaca e incapaz de lembrar o que fez? Isso é exatamente o que aconteceu com as personagens heróicas da nossa ressaca improvisada! Assim como no filme de mesmo nome, um grupo de gente amiga acordará em um local desconhecido, sem conseguir se lembrar do que aconteceu na noite passada, mas com pistas sobre quem são e o que está ao seu redor. Através de uma série de flashbacks e retornos ao presente, seguiremos suas aventuras bêbadas até que finalmente descubram o que fizeram na noite passada.
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS
Isaac's Brain Is Very Crowded (EUA/Países Baixos)
COSMOSIS (Isaac explores the multiverse!) é uma meditação maluca sobre equilíbrio e desequilíbrio cósmico - um solo improvisado épico de ficção científica inspirado em músicas pós-rock e Bandas sonoras de filmes nerds (e décadas conversando com o vazio). Veja Isaac interpretar toneladas de personagens em toda a extensão do tempo, espaço e sanidade, e talvez até aprenda algo sobre os laços ternos que mantêm milhões de universos juntos num abraço quântico amoroso.
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS
Some Nerve (Alemanha)
De senhoras ambiciosas a fadas brincalhonas, as obras de William Shakespeare criaram um arquivo vivo de arquétipos, narrativas e temas para o teatro. Em "Shakespeare, Improvised", o elenco Some Nerve, com sede em Berlim, abre esse arquivo para trazer uma história completa ao palco em apenas meia hora – completa com rima, imagens poéticas e personagens dinâmicas e inesquecíveis.
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS
28 de Julho (Sexta-Feira)
André Sobral (Portugal)
Um espetáculo de improviso onde um actor, um músico e um luminotécnico dão vida a historias da vida real. O publico é convidado a escrever uma pequena história de como foi a sua primeira vez e também facultam o seu número de telemóvel. Essas histórias e números de telefone servem para quebrar a "quarta parede" e interagir de forma irreverente.
Área Artística: TEATRO
Língua: PORTUGUÊS
Dir. ImPresent - Liron Levin e Ignacio Grinstein (Israel/Argentina)
Quem improvisa brinca muito com associações, como uma forma verbal de se ligar e inspirar, uma pessoa à outra e também a si. Mas tende-se a dar pouca atenção às associações físicas, ao que o corpo nos diz e como ele pode nos inspirar. Neste espetáculo trabalharemos a "escuta profunda". Prestaremos atenção a cada pequeno gesto, a cada pequeno movimento do corpo. A transformação do nosso movimento inspirará nossas histórias e cenas, assim como trabalhos visuais e colagens.
Área Artística: TEATRO E ARTES VISUAIS
Língua: INGLÊS
Lilimprov (Portugal)
Com base na poesia feminina, Lilimprov cria histórias instantâneas e universos abstratos inspirados nos versos delas. Queremos que traga o trabalho da sua poetisa favorita para ver como ela nos inspira e comove. Através do teatro de improviso, mergulharemos no espaço das entrelinhas dos poemas que trouxerem. Por favor, tirem uma foto do poema com antecedência e na noite da apresentação receberão o convite para enviá-los para o número que será projetado no ecrã.
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS
We're Both Gabe (Países Baixos)
H.U.M.A.N.S. é uma espécie predominante no planeta Terra. Neste espetáculo, seres do planeta "Observer" recontam e reencenam momentos da cultura humana para o seu próprio entretenimento. Detalhes das atividades do dia-a-dia e eventos históricos, escolhidos pelo público, são preenchidos com base na sua melhor compreensão de como os humanos funcionam.
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS
29 de Julho (Sábado)
Ervilha no Topo do Bolo (Portugal)
Partindo de uma proposta de espaço do público, o elenco improvisa uma cena em que as personagens, objectivos e acções são adequadas ao espaço e à arquitectura em que a cena decorre. Finda essa primeira cena, o elenco pede à plateia um novo espaço e aí começa o desafio de reproduzir a mesma cena – com as mesmas personagens, os mesmos objectivos e as mesmas ações – adequada ao novo espaço e à nova arquitectura. E como não há duas sem três, é lançado o mesmo desafio para o mesmo espaço. Parece fácil? Também a vida parece fácil e repetitiva e, no entanto, cá estamos, todos os dias entregues ao improviso, não é verdade?
Área Artística: TEATRO
Língua: PORTUGUÊS
Dir. Luana Proença (Brasil/Portugal)
Partimos da imagem clássica das festas em que se espera que alguém nos chame para dançar até dançarmos como se não houvesse amanhã. Da solidão, ao dueto, ao grupo, à delícia de se descobrir a dançar à sua própria maneira. "Oh, I wanna dance with somebody...".
Área Artística: DANÇA
Língua: Sem Palavras
ImPresent et al. (Israel)
Scribbles é uma experiência multidisciplinar criada nos espaços entre o teatro, a dança e a ilustração. Uma página em branco e um palco vazio à espera de criação. As linhas desenhadas saltarão da tela para receber uma interpretação cénica cheia de vida, cor e movimento.
As ilustrações criam mundos mágicos, envolvendo o palco dentro delas, juntamente com o elenco, a dançarina e o público, para contar histórias improvisadas que nunca foram contadas. Junte-se a nós para a magia e deixe a realidade à porta.
Área Artística: TEATRO, DANÇA E ILUSTRAÇÃO
Língua: Sem Palavras
Huntress and Healer (Bélgica)
Uma caçadora caça e mata, uma curandeira cura feridas. Duas qualidades opostas podem coexistir. Este espetáculo de elenco feminino explora as coisas aparentemente contraditórias da vida e, mais especificamente, as qualidades que são consideradas incompatíveis com a natureza feminina. Uma variedade de mundos, personagens, emoções e géneros num espetáculo cheio de energia e muita música. Porque podemos ser quem e o que quisermos ser!
Área Artística: TEATRO
Língua: INGLÊS